sábado, 24 de agosto de 2013

Jornadinha Nacional de Literatura



O público infanto-juvenil tem espaço especial durante a 15ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. Integrando programação da movimentação cultural, a sétima edição da Jornadinha Nacional de Literatura vai receber 18 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, de 28 a 31 de agosto.

Para abrigar os jovens leitores, que terão encontros, bate-papos, sessões de autógrafos e de contação de histórias, além de shows musicais, foi montada uma estrutura de quatro lonas anexas ao Portal das Linguagens, no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Os dias 28 e 29 serão dedicados aos alunos de 1º a 5º ano. Os estudantes irão se encontrar com grandes nomes da literatura infantil como Eva Furnari, João Wady Cury, Flávio de Souza, Marcelo Pires, Eliardo e Mary França. Pela manhã, os pequenos terão a oportunidade de assistir ao show musical Par ou Ímpar com a dupla Kleiton & Kledir. O CD derivado desse show foi vencedor do 24º Prêmio da Música Popular Brasileira, na categoria Infantil. Além do show, os jovens leitores assistirão uma apresentação do grupo circense Tholl.

Já nos dias 30 e 31, será a vez dos alunos de 6º a 9º ano. Abrindo a programação, as crianças  terão a oportunidade de conversar com a escritora Marcia Kupstas e assistir ao show musical com a banda Afro Lata, do grupo AfroReggae. A partir das 14h, os estudantes irão se encontrar com autores como Eduardo Spohr, Leusa Araújo, João Carrascoza e Marcelo Mirisola.

Pré-Jornadinha
A preparação para a Jornadinha teve início em abril, com a Pré-Jornadinha. Nesse período, os alunos, com a mediação dos professores, foram incentivados a conhecer e apreciar os autores e suas respectivas obras. Autor de três livros indicados (A batalha do apocalipse, Filhos do Éden: herdeiros de Atlântida e Filhos do Éden: Anjos da morte – todos pela Record), Eduardo Spohr ficou encantado com o interesse que seus livros geraram. “Recebi mensagens pelo Facebook de meninos e meninas que estão lendo meus livros e se interessando pela história. Fiquei muito feliz”, conta. “O que eu espero é poder trocar ideia com essa galerinha e tentar, na medida do possível, estimular a garotada a continuar lendo”, completa.

Quem também testemunhou o empenho dos alunos foi Leusa Araújo, autora do Livro do Cabelo (Leya). Ela acompanhou o trabalho pelas redes sociais. “Fiquei impressionada ao perceber o quanto eles entenderam a relação que há entre o cabelo e a nossa identidade. Espero contribuir para botar mais perguntas nas cabeças deles, e especialmente, tocar na questão da intolerância em relação a determinadas expressões do cabelo solto, crespo, rebelde – mesmo entre nós, brasileiros, de aparência tão diversa”, comenta.

Para Mirisola, a ideia é acabar de vez com o estigma de que literatura é algo chato e penoso. “Espero falar sobre alguns livros que me afastaram da literatura e até hoje infernizam a vida dos jovens leitores e, sobretudo, recomendar alguns autores que decerto a maioria dos pré-adolescentes e seus professores jamais poderiam conjecturar suas existências”, polemiza. Ele é autor, com Furio Lonza, de Teco, o garoto que não fazia aniversário (Barcarolla). A programação completa da Jornadinha está no Portal das Jornadas.

15ª Jornada
As Jornadas Literárias são realizadas há 32 anos pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo. A 15ª edição, marcada para acontecer entre os dias 27 e 31 de agosto, conta com os patrocínios de Petrobras, Banrisul e Pepsi; com o apoio dos ministérios da Educação e Cultura e da Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul,d entre outras empresas e órgãos. Informações sobre a programação completa podem ser obtidas no portal www.jornadasliterarias.upf.br, pelos e-mails jornada@upf.br ou jornadinha@upf.br e pelo telefone (54) 3316 8368.

Nenhum comentário:

Postar um comentário